Aprender com empresários de sucesso é uma ótima maneira de se inspirar e traçar o seu próprio caminho no empreendedorismo. O Brasil tem ótimo exemplo de superação e o nome dele é Flávio Augusto da Silva. Ele veio de uma família classe média baixa, nasceu e foi criado em uma periferia do Rio de Janeiro, mas conseguiu ter um negócio milionário aos 23 anos.

Flávio fundou uma escola de inglês, a WiseUp, com dinheiro do cheque especial, conseguiu oferecer um produto diferenciado e agradou o público sedento em aprender inglês rapidamente. Ele fez tudo isso sem formação acadêmica superior e nem ajuda financeira da família.

Como isso foi possível? Qual é a diferença dele de todos os concorrentes que quebram e fecham as portas no primeiro ano de empresa? O que podemos aprender com ele? Confira, a seguir, 10 lições de vida do empresário para se inspirar a conquistar os seus objetivos.

1. “Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso."

Quem nunca deixou de fazer cursos para aprimorar uma habilidade ou deixou de iniciar um projeto pessoal por falta de tempo? É comum essa sensação de que não existe tempo hábil para se dedicar a um negócio, principalmente quando ainda precisamos trabalhar em período integral.

Entretanto, como vários exemplos nos mostram, é sempre possível conseguir adequar a rotina para conseguir trabalhar no que se deseja. Isso não quer dizer que vai ser fácil, mas é preciso esforço para ter grandes conquistas, não é verdade?

2. “Não adianta ser esforçado, batalhador ou acordar às 5h da manhã todos os dias se você estiver na direção errada.”

Se esforçar para chegar em um lugar que você não deseja é desperdício de tempo e energia. Para evitar que isso aconteça, é importante que você encontre a ideia certa para o seu negócio. Reflita sobre as suas habilidades e também sobre os problemas da sociedade.

O Flávio Augusto observou que muitas pessoas estavam precisando aprender inglês rapidamente por conta do mercado de trabalho e criou um produto para atender essa necessidade.

3. “Você não é o único que teve vontade de jogar tudo para cima. A capacidade de se renovar é um dos fatores fundamentais que definem o quão longe podemos chegar.”

Dificilmente teremos sucesso exercendo uma atividade que não gostamos ou que perdemos o interesse com o passar do tempo. Se renovar é necessário para continuar com o brilho nos olhos e a vontade de crescer.

Trabalhar em casa, por exemplo, pode fazer você melhorar e desenvolver habilidades novas. Afinal, a facilidade de ter horários flexíveis faz com que você tenha mais tempo e energia para isso.

4. “Ao conquistar a mente de alguém, você terá um colaborador. Conquistando o coração, você tem um aliado.”

Por mais esforçado que você seja, você não vai chegar em lugar nenhum sozinho. Certamente vai precisar da ajuda de diversas pessoas para conquistar os seus sonhos. Sendo assim, é fundamental agir com transparência e humildade para conquistar aliados pelo caminho.

5. “Existem horas em que não há mais o que pensar, planejar ou estudar hipóteses. Em casos assim, a única coisa a fazer é executar, de forma disciplinada e intensa por horas, todos os dias, semanas e meses, até cumprir todas as metas. Sem isso, pare de se iludir e saia de fininho.”

Criar um plano de negócios é essencial para fazer uma empresa crescer. Entretanto, não vale ficar só planejando e estudando: é preciso colocar a mão na massa! O medo de dar errado é natural, mas é essencial passar por cima disso e agir.

6. “Nem sempre nossos resultados são ruins. Muitas vezes, o problema é que criamos as expectativas erradas…”

Para ter um negócio de sucesso é preciso de tempo para ser reconhecido pelo público pelo seu trabalho. Tome cuidado para que as expectativas erradas não acabem se tornando empecilhos para o crescimento do seu negócio.

7. “A melhor resposta para alguém que te subestima simplesmente porque você é jovem é o RESULTADO. Qualquer pessoa, empresa ou mercado se curva a resultados. Com eles debaixo do braço você se torna imbatível seja qual for sua idade.”

Comentários e opiniões negativas sobre o seu negócio podem vir da sua família, amigos ou até de pessoas que já atuam no mercado. Aproveite apenas os comentários construtivos e desbanque as críticas negativas com os seus resultados.

8. “Não deixe que o estresse do dia a dia atrapalhe seus planos e tire o seu foco.”

Após encontrar a ideia certo e traçar as suas metas, é essencial concentrar todos os seus esforços para conseguir alcançá-las. Isso pode ser mais difícil do que parece em um mundo com tantas distrações, com o estresse da rotina, entre outros obstáculos. Mas, como vimos na história do Flávio e de outros empreendedores de sucesso, é totalmente possível. Concentração é a palavra!

9. “A capacidade de olhar para a frente, apesar dos tropeços, é um dos fatores que diferenciam os que chegam mais longe.”

Todo mundo, mesmo os grandes empresários, como o Flávio Augusto, já tomou decisões equivocadas. É natural, afinal, nada mais humano do que errar. O grande diferencial é conseguir aprender com esses erros e não desanimar.

10. “Nunca é demais lembrar que em momentos de crise grandes oportunidades surgem e não são percebidas pela maioria das pessoas, porque elas acham que nada pode ser feito em meio ao caos. É justamente em momentos assim que pessoas comuns saem do anonimato.”

Olhar a crise por outro ângulo é uma capacidade de mentes empreendedoras. A crise econômica que estamos vivendo no Brasil, por exemplo, fez várias pessoas se tornarem freelancers e conseguissem aumentar a renda e a qualidade de vida.

Gostou de aprender alguns dos ensinamentos do Flávio Augusto da Silva? O empresário é um dos líderes mais admirados do país e a sua história mostra que nada é impossível para quem está disposto a trabalhar duro. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a se inspirar para alcançar os seus sonhos.

Aproveite para conhecer o VintePila, uma plataforma para freelancers que pode ajudar você a ganhar dinheiro e melhorar as suas habilidades sem sair de casa. Faça a sua inscrição gratuita no site e comece a oferecer os seus serviços hoje mesmo!