Apesar de não estarmos passando pelo pior momento da crise, milhões de brasileiros ainda estão sem emprego no Brasil. Essa dificuldade de encontrar um emprego formal é um dos motivos para o aumento do número de pessoas que atuam como freelancer no país.

Viver como freelancer não é uma alternativa apenas para quem está desempregado. Muitas vezes é possível adaptar a rotina para se dedicar aos projetos e ao emprego convencional. A vida como freela traz diversas vantagens, como qualidade de vida, aumento da renda, possibilidade de trabalhar com mais liberdade criativa, flexibilidade de horários.

Mesmo com todos os benefícios, muitas pessoas se sentem inseguras de iniciar a jornada freelancer. É o seu caso? Continue a leitura até o final e compreenda se atuar como freelancer é uma boa solução para driblar a crise.  

O que é ser freelancer?

O termo vem sendo cada vez mais falado nos últimos anos, mas muitas pessoas ainda não sabem o que ele significa realmente. Um freelancer é um profissional que trabalha de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício.

Essa pessoa pode trabalhar em casa, em coworkings, cafés, ou até mesmo alugar um escritório para realizar os projetos. O profissional pode atender uma ou mais empresas diferentes ao mesmo tempo, atuar full time ou apenas em parte do dia.

Como posso me tornar freelancer?

Felizmente, o que não faltam são áreas para trabalhar nesse formato: produção de conteúdo, design, edição de vídeos, desenvolvimento web, mídias sociais, serviços administrativos, tradução, entre várias outras. O ideal é escolher as atividades em que você se considera melhor, seja por ter experiência ou formação acadêmica, para ir em busca dos projetos.

Além das habilidades, o freelancer também necessita ter todas as ferramentas e recursos para exercer a profissão com qualidade. As áreas que mais possibilitam esse tipo de atuação podem ser feitas e entregues virtualmente. Por isso, internet e um PC ou notebook de qualidade são itens indispensáveis.

Também é preciso disciplina e proatividade para ter sucesso trabalhando nesse formato. Afinal, não vai ter um chefe cobrando, mas é necessário entregar as tarefas no prazo e com excelência.

Onde vou encontrar clientes?

Após decidir a área de atuação, é chegado o momento de ir em busca do tão sonhado primeiro cliente. Existem várias maneiras de procurar clientes como freelancer. A principal delas são os sites para freelancers. Plataformas como o VintePila são uma excelente porta de entrada, já que ajudam os profissionais a divulgarem os seus serviços e fazem a ponte de encontro entre os especialistas e os clientes.

Esses sites também contribuem para o enriquecimento do portfólio, o aprimoramento das habilidades e favorecem o ganho de experiências. Quanto mais tarefas forem entregues e bem avaliadas pelos clientes, melhor vai ser a sua reputação no site e, consequentemente, maiores as suas chances de ser contratado novamente.

Outra vantagem interessante é não precisar se preocupar se o cliente vai realmente efetuar o pagamento após a entrega do serviço. A inadimplência é um dos principais problemas desse ramo. Essas plataformas resolvem o problema da seguinte forma: o dinheiro fica retido em uma conta do site e é liberado para saque quando o cliente confirma que o trabalho foi entregue.

Além das plataformas freelancers, também é possível encontrar clientes por meio de indicações de amigos e familiares, enviando propostas para empresas que possam estar necessitando dos seus serviços ou até mesmo ligando e se apresentando para comércios da sua região.

Por que as empresas contratam profissionais independentes?

Outro medo muito comum de quem quer começar a trabalhar como freelancer é relacionado a demanda das empresas. Afinal, será que é interessante contratar um profissional independente ao invés de uma empresa convencional? Sempre vou ter clientes ou não?

É preciso entender que, na grande maioria das vezes, contratar um freelancer tem um excelente custo-benefício. Como podemos ver no site do VintePila, inúmeros serviços são ofertados pelos freelancers por um ótimo preço e qualidade.

As empresas precisam cobrar mais porque tem mais custos para oferecer o serviço, com o pagamento dos funcionários, o aluguel do escritório, entre outros gastos. Outra vantagem é que, ao contratar um freelancer, a pessoa física ou jurídica conversa diretamente com ele em todas as etapas do projeto. Isso reduz a burocracia e aumenta as chances de receber um produto ou serviço dentro das expectativas.

Manter sempre um bom atendimento e relacionamento com os clientes também é uma prática que contribui para que sempre tenha demandas e indicações. É interessante sempre dar o seu melhor e surpreender positivamente o contratante. Afinal, como freelancer, você também precisa ter credibilidade no mercado em que atua.

Vantagens e desvantagens de ser freelancer

Como tudo na vida, decidir atuar como profissional independente tem pontos positivos e negativos. Antes de embarcar nessa jornada, é importante conhecer essas características.

Vantagens

  • Autonomia para dar andamento aos projetos;
  • Flexibilidade dos horários trabalho;
  • Oportunidade de aumentar a renda;
  • Fugir do trânsito e da poluição das grandes cidades;
  • Ter mais tempo para a família, amigos e para você;
  • Aprimorar os seus talentos e o seu lado empreendedor;
  • Melhora a alimentação do dia a dia;
  • Sair da zona de conforto;
  • Aprender a lidar com as suas finanças;
  • Poder trabalhar com roupas mais confortáveis.

Desvantagens

  • Não ter renda fixa;
  • Não ter férias e décimo terceiro;
  • Não ter com quem conversar na hora do cafezinho.

Avalie se vale a pena ser freelancer

Como vimos, existem muito mais vantagens do que desvantagens em atuar como freelancer. Aproveitar as suas habilidades para ganhar dinheiro e poder trabalhar de onde quiser já é uma realidade de várias pessoas e pode ser a sua também. Acredite: é possível melhorar a sua qualidade de vida, ajudando outras pessoas e desenvolvendo os seus talentos.

Ser freelancer, como qualquer outro trabalho, tem os seus desafios. Entretanto, principalmente em um momento de crise e incertezas na economia do país, vale a pena apostar nessa jornada.

Ficou interessado e quer começar hoje mesmo? Faça o seu cadastro gratuito no VintePila! A plataforma é dedicada a pessoas que querem comprar e vender diversos serviços de forma prática e segura. Bons jobs e até a próxima!