Neste artigo vamos responder: O que é um plano de negócios? Por que colocar meu plano de negócios no papel? O que meu plano de negócios precisa conter?

FIQUE ATENTO

O plano de negócios, trata-se de um documento tradicional com várias páginas de extensão, e portanto, bastante trabalhoso de se criar. Você vai querer ciar um, quando sua ideia já foi validada e seu negócio já está em uma fase mais madura (1-2 anos de existência. Geralmente ele é solicitado por investidores, parceiros em potencial, bancos etc.

Se o seu negócio ainda está na fase inicial ou de validação, a menos que seja necessário, não perca tempo criando um plano de negócios. Em vez disso tenha um Quadro de Modelo de Negócios ou Business Model Canvas em inglês.

É importante ressaltar que o Modelo de Negócios não é sinônimo de Plano de Negócios: a análise e reflexão sobre o Modelo possibilitam a elaboração de um Plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Mudanças no Modelo de Negócios implicam automaticamente em atualizações no Plano de Negócios.

O que é um plano de negócios

Vamos supor que você e um amigo precisam viajar pelo país para ir a um casamento. Você tem uma ótima ideia: dirigir, economizar e se divertir.

Seu amigo hesitante relembra que ambos precisam estar no casamento e não podem se atrasar. Menciona que nenhum de vocês sabe que estrada devem seguir para chegar lá.

Ter um plano detalhado não é só para dirigir do ponto A até o ponto B. É também uma parte essencial para começar ou evoluir um negócio e guiá-lo até o sucesso.

Um plano de negóciosorienta como sua empresa vai se portar por um período particular de tempo (geralmente em torno de um ou alguns anos), e como essa operação vai ajudar você a alcançar seus objetivos empresariais.

Colocar seu plano de negócios no papel ajuda a estabelecer:

  • Uma visão essencial
    Vai dar a você e sue time um ótimo panorama dos objetivos da sua empresa.
  • Uma estratégia
    Vai ajudar você a descobrir que passos precisam ser seguidos para seu negócio prosperar.
  • Confiança das partes
    Isso ajua investidores, parceiros e outras partes interessadas a verem sua empresa como uma operação de sucesso.

Como escrever um plano de negócios

Para criar um plano de negócios, comece escrevendo uma visão geral de alto nível da sua empresa e em seguida criando uma lista de detalhes do negócio.

Para seu resumo, escreva o nome da sua empresa, que produtos ou serviços você oferece ou oferecerá, quem é seu público-alvo, e quais são seus objetivos (ou seja, o que seria sucesso para sua empresa).

Por exemplo: Um restaurante nordestino em São Paulo chamado Camarão Paulista. Eles vendem comida nordestina "gourmet" e seu público-alvo são entusiastas da culinária entre 30 e 40 anos,e seu objetivo é ser o restaurante nordestino mais popular da cidade.

O índice do seu negócio deve listar todos os membros do seu time e funcionários (CEO, marketing, designer, Chef etc.), onde sua empresa fica localizada, a que tipo de indústria ela serve e como seu produto ou serviço funciona.

Adicione biografias curtas para as pessoas mais importntes da sua empresa (board de diretores, gerentes, chefes de departamento etc.) Você também pode listar que papéis precisam ser preenchidos.

FIQUE ATENTO

Se você faz parte de um novo negócio, seu resumo também deve enfatizar suas habilidades e histórico profissional, bem como as da equipe. Descreva então como esse conhecimento e experiência vão beneficiar sua empresa.

Depois que você listou os detalhes gerais da sua empresa, escreva uma análise dela e de seus principais concorrentes.