Parece muito óbvio que a ideia para seu negócio precisa ser boa. Mas, a parte difícil é conseguir reconhecer quando uma ideia vale o esforço. Sim, algumas ideias são obviamente ruins. No entanto, algumas ideias podem parecer ruins ou apenas boas no começo e depois tornarem-se ótimas ideias. De outra forma, uma ideia que pareceia incrível incialmente pode não se manter assim com o passar do tempo. Enquanto não existe uma forma para prever o sucesso do seu negócio, há maneiras de aperfeiçoar o seu potencial sucesso.

O primeiro passo é refletir

Quais são suas habilidades e pelo que você é apaixonado(a)?

Pense nas habilidades específicas que você tem ("Eu conserto carros"), ou as mais genéricas("Eu sou um ótimo gerente de projetos").

Você está basicamente analisando em quais assuntos é um expert e como isso pode ser usado para uma ideia de um negócio potencial.

Então, considere os temas pelos quais é apaixonado. Isso é importante, porque essa paixão vai ajudar você a enfrentar tempos difícieis quando seu negócio estiver funcionando. (Imagine odiar café e ainda assim ter que prová-lo todo dia em sua cafeteira.)

FIQUE ATENTO

Depois de olhar para dentro, olhe para fora. Estude o mundo em volta - seu trabalho, dia a dia, hobbies etc. Quais problemas você encontra que não estão sendo resolvidos atualmente? Por exemplo, o Brasil está vivendo uma crise de empregos, o que aumenta a demanda por trabalhos freelances.

Una o útil ao agradável

Agora considere como você pode usar suas habilidades para resolver o problema que encontrou de um jeito que também lhe dê acesso às suas paixões.

Vamos dizer que você sejá habilidoso em programação. Além de passar horas codificando, você também é apaixonado por cães e teve problemas para encontrar um bom veterinário. Então, você tem a ideia de criar um site ou aplicativo que ajude donos de pets a receber ajuda de um veterinário online.

Essa é uma "boa ideia" de negócio porque gira em torno do que ele sabe fazer e do que ele ama, e resolve um problema real.

A ideia pode parecer meia crua, mas não se preocupe em ter a ideia perfeita nesse momento.

Você não precisa ter um plano de negócios completo e ter descoberto todas as variáveis antes de pesquisar e definir sua ideia. Nesse estágio é completamente normal ter dúvidas e preocupações sobre sua ideia. Agora, você está apenas avaliando se suas dúvidas podem ser superadas, ou se as ideias devem passar de "boas" para "não valem meu tempo."

Uma vez que você defina sua ideia, tenha certeza de que existe mercado para ela. Você sabe que está resolvendo um problema que VOCÊ tem, mas será que existem outras pessoas que também passam pela mesma coisa?

Faça uma lista de palavas-chave relacionadas a sua ideia de negócios, então coloque-as em um mecanismo de busca.

Que resultados você tem? Outras empresas? Produtos em sites de e-commerce? Quantos produtos estão listados versus quantos foram vendidos?

Observe os resultados da sua busca procurando posts de blogs ou fóruns de pessoas que estão procurando soluções que sua empresa oferece. Eles mencionam produtos ou serviços que você pode melhorar?

Depois, conecte suas palavras-chave a ferramentas como Google Trends. Observe a frequência com que elas são buscadas, onde os usuários se localizam, o que mais eles estão procurando e se as buscas acontencem ao longo do ano ou se são apenas interesses sazionais.

Finalmente, busque suas palavras-chave nas redes sociais. Se outras empresas aparecem, quantos seguidores elas têm? Elas conseguem muito engajamento? O que você pode aprender pelos comentários que os clientes deixam? (elogios e críticas)?

Não tenha medo de competição

Encontrar outros negócios baseados na mesma ideia que você teve não significa a morte da sua ideia.

Sua ideia não precisa reinventar a roda. Precisa apenas resolver o problema melhor que sua concorrência. Para descobrir como fazer isso, liste as maneiras que você pode melhorar o que já está sendo feito atualmente (ou seja, liste seus principais diferenciais.)

Você pode oferecer um produto ou serviço de mais qualidade? Executar melhor? Desenvolver melhor o branding e o marketing? Criar uma experiência melhor para o usuário?

Voltando ao exemplo do site para encontrar veterinários para pets, ao realizar uma pesquisa, você pode descobrir que a única forma de contato com os veterinários da maioria dos concorrentes é através de e-mails, os quais são respondidos em até 24 horas, tirando fins de semana. Um aplicativo que permita que pessoas conversem ao vivo com o veterinário em tempo real, funcionando 24 horas, 7 dias por semana seria um excelente diferencial.

Sua empresa precisa ser lucrativa, é claro, se não for lucrativa será uma ONG (não há nada de errado em ser uma ONG.) Então invista algum dinheiro pensando em como sua ideia vai render capital suficiente para se manter.

Compartilhe sua ideia com o maior número de pessoas possíveis

Finalmente é importante receber feedback sobre sua ideia. Uma das piores coisas que você pode fazer é mantê-la para você mesmo. Esqueça o mito "vão roubar minha ideia se eu contar". Ninguém vai parar tudo o que está fazendo para começar algo do zero que TALVEZ dê certo.

Receba feedback de pessoas que você confia, de pessoas em seu campo de atuação e de pessoas que trabalham na mesma área do problema que você está tentando resolver (treinadores de cachorros, por exemplo.)

Esteja aberto às críticas e às sugestões, e entusiasmado para ver sua ideia mudar e evoluir. A maioria das empresas de sucesso de hoje começaram pensando que iriam resolver o problema A e então perceberam que na verdade estão resolvendo o problema B.

Faça agora

Criar uma ideia de negócio pode parecer desafiador no início, mas segmentar em pequenos passos ajuda. Abaixo segue uma lista que irá preparar você para encontrar sua grande ideia.

  1. Faça uma lista das suas habilidades.
  2. Faça uma lista das suas principais paixões e interesses.
  3. Anote todos os problemas que você encontra frequentemente durante sua rotina diária.
  4. Anote todos os problemas que você encontra frequentemente no trabalho.
  5. Avalie quanto tempo você tem para investir na sua ideia.
  6. Avalie se você tem os recursos necessários para começar um negócio.
  7. Faça uma lista de pessoas que você confia e poderiam lhe dar feedback sobre sua ideia.