Trabalhar fora de casa é o mais comum em nossa sociedade, mas pode trazer muitas consequências desagradáveis, como pegar trânsito, se estressar diariamente, viver exausto e não ter tempo para fazer o que se gosta. Pior ainda, o tempo que se passa com as pessoas queridas é cada vez menor e os relacionamentos se tornam cada vez mais frágeis.

Por que trabalhar em casa?

Não seria ótimo poder trabalhar sem sair casa e deixar de lado todas essas preocupações? Bem, isso é possível! Neste artigo você descobrirá: bons motivos para trabalhar em casa; quais são as atividades que você pode fazer no conforto do seu lar; e como vender seu trabalho. Fique conosco e vamos lá!

Horários flexíveis

Quando se fala em trabalhar de casa, uma das primeiras palavras que vêm à mente é flexibilidade. Você não precisa, por exemplo, acordar cedo todos os dias, ir até o local de serviço e voltar no fim da tarde. Quer passear numa tarde de quarta-feira, ou tem algum compromisso importante? Fique à vontade, quem define seus horários é você!

Mais contato com família, pets e amigos

Além de consumir seu tempo, ter o emprego longe de casa também pode te afastar quem você ama. Muitas pessoas hoje em dia passam pouquíssimo tempo com a família, e o trabalho é um dos motivos. Em casa, uma mãe pode ver seu filho crescer, ter mais tempo para o seus pets, ou um filho pode cuidar melhor de seu pai idoso, por exemplo.

Aprimorar seus talentos

Um outro motivo bem interessante é a possibilidade de desenvolver novas habilidades. Alguém que tem um hobby como pintura ou escrita pode, além de melhorar sua técnica, ganhar algum dinheiro com isso. Quem consegue se sair muito bem pode até mesmo fazer dessa a sua fonte principal de renda, trabalhando com algo que realmente gosta de fazer.

Vida mais saudável

Com mais tempo disponível, é muito mais fácil começar a praticar alguma atividade física e ter um sono de qualidade. Com sua própria casa à disposição, você mesmo pode preparar sua comida e ter refeições mais saudáveis, o que nem sempre é possível ao comer fora. Você ainda não precisa passar pelo estresse muitas vezes presente no trânsito e no ambiente de serviço.

Renda complementar

Quem não gosta de ter dinheiro a mais no fim do mês, seja para comprar uma roupa, fazer um passeio ou pagar um conserto? Como as restrições são muito menores, você pode realizar uma atividade que se encaixe em sua rotina. Ou seja, é possível trabalhar em casa e ainda ter um emprego regular.

Que tipos de trabalho podem ser feitos em casa?

Tudo isso parece muito interessante, não é? Mas que tipo de trabalho pode ser feito em casa? Você talvez esteja dizendo a si mesmo que não tem nenhum talento especial, ou que nem imagina o que poderia estar fazendo para gerar uma renda extra. Não se preocupe! Logo abaixo você confere várias ideias do que fazer.

Ilustração e desenho

Atividades relacionadas a artes visuais, como ilustração e desenho, por exemplo, são sempre bastante procuradas: seja para a criação do logotipo de uma nova empresa ou simplesmente para um retrato que será dado de presente, quem tem a habilidade para criar imagens bonitas, manualmente ou digitalmente, pode se dar bem.

Redação de artigos

Artigos e posts são um recurso fundamental para sites e blogs que pretendem vender algum produto. Quanto melhores os textos, maior será o alcance do site, e, consequentemente, o número de vendas também cresce. Por isso, bons redatores são sempre muito procurados, podendo trabalhar para clientes dos mais diversos ramos do mercado.

Tradução de textos

Num mundo cada vez mais conectado, quem sabe um idioma estrangeiro certamente tem uma vantagem: existem pesquisas, livros e documentos que estão acessíveis apenas para falantes de outras línguas. Muitas vezes, a tradução está aliada a outros conhecimentos técnicos; isso faz com que profissionais qualificados sejam mais difíceis de encontrar, mas aqueles que se encaixam podem se dar muito bem.

Consultoria online

Às vezes, o seu produto pode ser a sua própria experiência! Quando se domina bem um assunto, pode ser que seus conhecimentos sejam úteis a outras pessoas. Seja dando dicas sobre programação, consertos ou finanças, há quem ganhe dinheiro marcando consultas online, nas quais oferecem soluções personalizadas para os problemas de seus clientes.

Aulas e cursos

Diferentemente das consultas, as aulas não servem para simplesmente resolver um problema, mas sim ensinar de fato um assunto. Elas podem ser ministradas em várias formas, como e-books, vídeos, sites com acesso por assinatura e chamadas de vídeo. É possível dar aulas de idiomas, administração, matemática, culinária ou qualquer outro assunto que você conheça bem.

Como vender seus serviços?

Há muitas outras atividades que podem ser feitas em casa, como artesanato, culinária e revenda de produtos; entretanto, demos mais destaque a algumas por algo que têm em comum: elas podem ser entregues pela internet, do conforto do seu lar. A seguir você entenderá como anunciar e vender seu produto, principalmente os mencionados nessa seção.

Anunciando no lugar certo

Além da entrega pela internet, as atividades citadas na seção anterior têm outro ponto em comum: elas são realizadas de forma personalizada para um cliente. Para que o maior número de pessoas conheça seu trabalho, é imprescindível que a sua oferta tenha uma boa visibilidade.
Cada nicho pode ter suas próprias plataformas, sejam sites ou agências. Assim, há sites especializados em vender arte, enquanto há lugares onde se vendem apenas cursos. Mas também existem sites onde se pode vender todo tipo de serviço, como as plataformas para freelancers. Em sites como o VintePila, por exemplo, é possível encontrar os mais variados serviços, como ilustração, consultoria e redação.
Nesse tipo de site é possível anunciar seu serviço de uma maneira simples e que garante visibilidade quase imediata. Além disso, os serviços realizados recebem notas de acordo com a satisfação do cliente, o que garante um maior destaque para quem realiza um serviço de boa qualidade e trabalha com profissionalismo.

Entregando seu serviço

Dependendo do seu serviço, existem vários modos de realizar a entrega. Se for um produto, como uma imagem ou vídeo, ele pode ser entregue diretamente pela internet, e-mail ou pelo site que você estiver usando. Uma exceção seria o caso da consultoria, em que o produto é uma troca de mensagens ou chamada de vídeo.
As plataformas para freelancers monitoram o recebimento do pedido, de forma a garantir que todos saiam satisfeitos. Eles geralmente contam também com uma área especial para a entrega, incluindo um botão que avisa ao site que o serviço está completo. O cliente, é claro, tem a opção de pedir modificações se algo não for do seu agrado.

Pagamento

O seu pagamento pode vir de várias formas: depósito bancário, transferência a uma conta online ou através de um site. Tratar diretamente com o cliente pode ser mais prático em alguns casos, mas também é mais arriscado. Por não haver uma fiscalização sobre as transações, é possível até mesmo ser vítima de um golpe.
No caso do VintePila, o cliente primeiramente paga ao site o valor do serviço. Quando o pedido é finalizado e aprovado, o dinheiro é repassado para uma conta virtual do site, e depois pode ser transferido para a conta bancária do freelancer. O site cobra uma taxa sobre a retirada, mas garante segurança no pagamento.

Dá certo trabalhar assim?

Depois de ler esse artigo até aqui, você pode achar que tem alguma pegadinha. No mundo em que vivemos hoje, ter uma boa renda mensal realizando uma atividade prazerosa e ainda sem ter que sair de casa parece bom demais para ser verdade. Será que é mesmo? Vamos fazer alguns cálculos e verificar.
Jorge é um ilustrador digital que começou a trabalhar há pouco tempo nesse ramo. Ele cobra 30 reais para fazer um certo tipo de ilustração, e leva cerca de 2 horas para fazê-la. Jorge costuma trabalhar 8 horas por dia, dormindo também 8 horas e tendo as 8 horas restantes para gastar como quiser, inclusive com mais trabalho.
Em um dia, ele recebe 120 reais. Em uma semana são 600 reais, e, em um mês, 2400. Lembre-se: Jorge é um ilustrador iniciante. Conforme for desenvolvendo suas habilidades, ele fará suas ilustrações com mais qualidade e em menos tempo, podendo cobrar mais. Sua reputação também será melhor, aumentando a quantidade de pedidos.
Além disso, Jorge não precisa se deslocar até o local de serviço; ele não perde tempo em congestionamentos e nem gasta muito com combustível. Por usar menos seu veículo, ele também gasta menos com consertos. Ainda por cima, Jorge come em casa, gastando menos do que uma pessoa que precisa comer fora e se alimentando bem melhor.
O VintePila é uma plataforma para freelancers onde pessoas como o Jorge se aventuram e realizam sonhos. Lá você pode comprar e vender os mais variados serviços, mostrar ao mundo o seu talento e ainda receber por isso! A inscrição é gratuita e não há qualquer tipo de mensalidade.